Decisão foi tomada no estado da Virgínia e site é acusado de violar leis de direito autoral.
Procuradores federais do estado da Virgínia acabam de fechar um dos maiores sites de compartilhamento de arquivos do mundo, o Megaupload, sob a acusação de que a empresa viola as leis de direito autoral.
Além disso, todos os funcionários da companhia foram indiciados pelos supostos crimes praticados. A ação acusa o Megaupload de deixar de pagar mais de US$ 500 milhões em direitos autorais de filmes e outros conteúdos.
A ação acontece apenas um dia após uma série de protestos contra o SOPA, projeto de lei que pode colocar em risco a liberdade de expressão na internet. O Megaupload é um dos 15 sites mais populares do mundo. Os representantes do veículo ainda não se manifestaram sobre o assunto. Mais informações sobre o caso em breve.
Atualização: Segundo o The WallStreet Journal, sete funcionários foram presos nos Estados Unidos, além de outros quatro na Nova Zelândia e um na Austrália. Além da acusação de infingir as leis de direito autoral, o site também está sendo apontado como uma suposta fonte de lavagem de dinheiro.
Em nota à Associated Press, um representante do site se limitou a dizer que “a grande maioria do tráfego do Megaupload é legítimo e se a indústria de conteúdo quer tirar vantagem da nossa popularidade, teremos o maior prazer em dialogar”.
|
|
O grupo de hackers Anonymous atacou ontem (19 de janeiro) os sites da editora Universal, da RIAA (que representa as editoras discográficas norte-americanas) e do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.
O ataque, reivindicado no Twitter do grupo, seguiu-se ao encerramento do site de partilha de ficheiros Megaupload , ordenado pelo FBI, por violação de direitos de autor.
Horas depois do ataque, o site da Universal continua indisponível , tal como o da RIAA . (atualizado às 13h00)
De acordo com o Público, este é o maior ataque informático de sempre, tendo sido levado a cabo por mais de 5600 pessoas.
O ataque teve como alvos sites ligados ao Governo dos Estados Unidos e à indústria da música e do cinema .
"O Governo fecha o Megaupload? Quinze minutos depois #Anonymous encerra sites governamentais e da indústria. Esperem por nós", ameaçou ontem o grupo de hackers no Twitter.
Ainda segundo o Público, o próprio site do FBI chegou a estar inacessível, na sequência deste ataque concertado.
Esta semana, o FBI fechou o Megaupload e deteve quatro suspeitos de infracções relacionadas com direitos de autor e lavagem de dinheiro . Os responsáveis do Megaupload são acusados de terem gerado, de forma ilegal, mais de 135 milhões de euros.
Nos Estados Unidos, debate-se atualmente uma mudança na legislação de proteção dos direitos de autor; na sequência da discussão, no Senado e na Câmara dos Representantes, das propostas Protect IP Act (PIPA) e Stop Online Piracy Act (SOPA), alguns sites como a Wikipédia optaram por um "apagão" como forma de protesto.
Para os membros do grupo Anonymous, as propostas PIPA e SOPA vão além das leis de direitos de autor e poderão representar, caso sejam aprovadas, "o fim da internet como a conhecemos" . |
Nenhum comentário:
Postar um comentário